segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS

    A importância da atividade física é conhecida desde os primórdios da humanidade. Na china, na antiguidade, já foi percebido que ela melhorava a vida das pessoas, principalmente na saúde física e inclusive mental. Os famosos monges Shaolin se desenvolveram muito mais na meditação e nas suas práticas espirituais depois de adotar o Kung fu como parte do treinamento não só para a defesa dos seus templos mas também como uma forma de melhoria integral da pessoa. Para nós eternos estudantes, mais do que nunca ela é necessária. Os benefícios que vem com a prática são muitos, entre eles a melhor irrigação dos tecidos, melhora a condição e o vigor físico, melhora a concentração, o sistema imunológico também apresenta picos ao realizarmos atividade física. A longevidade de uma pessoa que pratica atividade fisica, pode chegar a viver 10 anos a mais que uma pessoa sedentária, sem dizer que a qualidade de vida é outra também. 
   O ser humano não foi feito para ficar parado! Vamos pensar juntos, no passado o homem caçava, corria para caçar. Corria pra fugir de predadores, era nômade, vivia em atividade. Quando passou a ficar no mesmo lugar, mesmo assim passava o dia cultivando a terra e cuidando dos afazeres para ter uma boa colheita. Essa é a natureza da pessoa humana. Então, o que vivemos hoje, de viver na frente do computador e dos livros, ou mesmo trabalhando horas a fio, sem fazer atividade física (sem dizer da dieta de muitas pessoas que é a base de pizza, Mc Lanche e tranqueiras alimentares) , imagina o quanto estamos indo contra nossa natureza. 
     Muito bem, então o mais importante: façam atividade física. O recomendado são 30 minutos diários de atividade física de qualquer tipo. Caminhada, alongamentos, corrida, bicicleta. Mantendo isso já estará de bom tamanho. Sempre tenham em mente que essa meia hora pode fazer muita diferença na vida de todos nós. Muitas vezes é aquele momento de relaxar também, esquecer um pouco a rotina e fazer algo bom para si mesmo. 
    O benefício é geral, como descobriram os Chineses a mais de 3000 anos atrás. Os gregos e romanos também sabiam desses benefícios. Nós que vivemos num mundo DIGITALIZADO esquecemos disso, mas está na hora de lembrar!!!

ENTÃO não esqueçam, façam atividade física. Procurem uma academia, caminhem num parque, se tiverem a chance contratem um personal training, mas não deixem de lado esse lado ativo que mora dentro de todos nós! 

Vocês verão que logo até mesmo haverá melhora nas notas e na concentração nos estudos!  




Pratiquem felicidade, recitem:
Nam Myoho Rengue Kyo! 

Foto: Ivan Padovani (2003)

Nenhum comentário :

Postar um comentário