quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DICAS AOS ALUNOS QUE ESTÃO COMEÇANDO O ANO!

   O ano está se iniciando, ou já se iniciou para alguns! 
  Algumas dicas já deixo de antemão para vocês, para terem um ano mais confortável, sem aqueles "ataques de pelanca" no fim do ano por causa de notas.

Primeira: Não deixem as notas ficarem ruins no início do período letivo. Geralmente é menos matéria e fica mais fácil tirar boas notas. Tirando nota ruins agora, provavelmente vai prejudicar o andamento da matéria sem contar o sufoco de fim de ano para engolir tudo em um mês para passar de ano. Não esqueça que até mesmo alguns professores terminam deixando muita coisa para o fim do ano, em termos de conteúdo, o que torna mais difícil os estudos. 

Segunda: Estudem regularmente. Não precisam se MATAR de estudar no fim do ano. Basta manter umas 2 horas de estudo por dia que é o suficiente. Isso não vale para vestibulandos que querem passar em medicina!!! Rs. Mas para quem está até o segundo ano do médio, estudando pelo menos as matérias do dia, que tiveram no colégio, certamente vai ajudar em muito no fim do ano. 

Terceira: Não deixem dúvidas rolarem. Vi muito disso em matérias como matemática , física e química. Alguns alunos vão deixando a dúvida rolar o ano todo. Quando chega no fim do ano, ainda tem que escutar do professor particular: "É... você vai ter que rever o que você não sabe!!!". Ou mesmo, " Olha, desculpe dizer isso, mas se não entender o que ficou pra trás... vai levar pau!!!". Então, amigos do professor, não deixem pra última hora. Vão matando elas no decorrer do ano que vale a pena.

Quarta: APRENDAM uma coisa, tempo morto uma vez, e tempo morto duas vezes! O que vocês não pegam ou não aprendem em aula, ou não fazem esforço para pegar na aula com o professor, vão ter que estudar por conta, ou contratar aulas particulares para sanar o que já poderia ter sido resolvido. Então, tentem prestar atenção nas aulas do colégio. Alguma coisa sempre vai ficar na cabeça de vocês. Caso precisem de ajuda de aulas particulares, não serão tantas aulas e os pais agradecem, afinal aula particular não é barato e é para ser aproveitada ao máximo. 

Quinta: O que vocês aprendem hoje, não será mais necessário amanhã. Não esqueçam que lá na frente, provavelmente enfrentarão ou um vestibular ou já estão enfrentando. Alguns até fazem testes para entrar no ensino médio em alguns colégios. Então, mesmo que tenham dificuldades agora, superem elas, pois futuramente  vão existir muito mais coisas para serem estudadas, e se estas acumulares com dúvidas passadas, aí a carga de estudo pode ficar alta para poder sanar os problemas. 




ENTÃO caros amigos de aprendizado, estudem todos os dias um pouco, doses diárias e descontraídas. Não deixam dúvidas pendentes e na medida do possível façam esforço para passarem por média, sem recuperação, que certamente é um bom indicativo de aprendizado.



No mais, um ÓTIMO ANO á todos! Vamos lutar por vitórias nos estudos, na vida pessoal e poder chegar no fim do ano e dizer que esse foi com "chave de ouro"!!! :-)







Nenhum comentário :

Postar um comentário