terça-feira, 10 de maio de 2011

Exercícios de Gravitação

Lista com 13 exercícios

DADOS: constante Gravitacional: G = 6,67*10^-11
               Massa da terra = 5,976*10^24
               Diametro da Terra = 12.800 km.
               
Equacões:    

F = (G*M*m)/(d^2)

G = constante gravitacional
M = massa do planeta maior
m = massa do planeta menor
d = distancia entre os planetas

g = é a GRAVIDADE, o VALOR dela num ponto distante "h" da superficie de um planeta.
dada pela equação:

g = (G*M)/(R+h)^2





a)      Sabendo que a massa de Vênus é 4,7*10^24 , qual é a força entre vênus e a Terra. Distancia entre eles: 40,2*10^6 km. Qual é a força gravitacional existente?
b)      Força entre a Terra e Plutão, sabendo que a massa de Plutão é 1,32*10^22, e que a distancia entre eles é de: 4,3*10^9 km.
c)      Dois navios de 300.000 toneladas cada estão separados por uma distância de 100 metros entre seus centros de massa. Calcule o valor da força de atração gravitacional entre eles. Dado: G = 6,7. 10-11 N.m2/kg2.
d)     Determine a força de atração gravitacional da Terra sobre a Lua, sendo dados: massa da Lua = 1.1023 kg; massa da Terra = 6.1024 kg; distância do centro da Terra ao centro da Lua = 4.105 km; G = 6,7. 10-11 N.m2/kg2.
e)      Supondo um rapaz de 70 kg, a 10 metros de distancia de uma moça de 50 kg. Qual é a força de atração gravitacional entre eles?

f)       3. (PUC) Dois corpos A e B, de massas 16M e M, respectivamente, encontram-se no vácuo e estão
separadas de uma certa distância. Observa-se que um outro corpo, de massa M, fica em repouso quando colocado no ponto P, conforme a figura. A razão x/y entre as distâncias indicadas é igual
g)      a:
h)      a) 2
i)        b) 4
j)        c) 6
k)      d) 8
l)        e) 16

g)      Supondo um planeta cuja a massa seja 4 vezes maior do que a Terra, e exerça força sobre um planetinha de massa “x”, porém com a distância 2 vezes maior da qual a Terra manteria sobre o planetinha. A força que esse planeta exercerá sobre o planetinha de massa “x” será maior, igual ou menor daquela que a terra exerceria? Prove sua resposta.

h)      Tendo os dados do planeta Terra, diga qual é  a GRAVIDADE que o planeta exerce a uma distância de 50.000 km da Terra? (atente para o enunciado e faça um desenho do que se pede).

i)         Sabendo que um satélite pesa 1.600 kg, e que um satélite geoestacionário fica a 36.000 km do equador, qual é a força gravitacional que a Terra exerce sobre ele? No caso dele sair da órbita e começar a cair, qual seria o valor da gravidade para ele?

j) Sabendo que a força máxima que as pernas de um humano pode suportar, que seria o limite da fratura óssea é 4,8*10^4 N, qual seria a massa de um planeta o qual exerceria essa força sabendo que o raio dele é 12.000 km? Imaginem, um planeta cuja gravidade é tão forte que esmagaria uma forma de vida como a nossa... será que poderia existir forma de vida num planeta desses? 

Perguntas:

a)      Um planeta mais “denso” causará uma maior ou menor força gravitacional?
b)      Uma distância 3 vezes maior entre 2 planetas, faz com a força atuante fique maior ou menor? Quantas vezes?
c)      O valor da gravidade aumenta ou diminui a medida que se afasta da sua superfície?


Observações e dicas: Não esqueçam de trabalhar tudo no S.I, ou seja metros, quilogramas  e Newtons. Existem unidades que estão em km e tem que sere transformadas. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário