UM dos problemas da matemática são as regras de sinais.
Vejo muitos alunos tendo problemas em física e química não por que não compreendem a matéria, mas sim por que a matemática tá meio "baleada" nas BASES.
A base da matemática são 2 coisas: TABUADA e REGRA DE SINAIS.
EIS aqui que vão as REGRAS práticas para quem não quer erras mais sinais:
QUANDO TEMOS SOMAS E SUBTRAÇÕES:
10 + 5 = 15
Explicação:
Aqui somamos apenas. O valor fica positivo. Ganheo10 reais, depois ganhei mais 5, fico com 15 R$.
-10 + 5 = - 5
Explicação:
Emprestei 10 pro meu amigo, fiquei no VERMELHO, no NEGATIVO (-10). Daí trabalhei e ganhei cinco reais que cobriu só 5 reais do que eu estava devendo. Logo ele ainda me deve 5 , resposta (-5).
Também podemos pensar como um BANCO. Quando emprestamos $$$ do banco, ficamos em DÉBITO. Por exmeplo. Não tenho nada na minha conta. ZERO. Então empresto dinheiro no Banco, 10 R$ que seje. No meu extrato aparece ( -10 R$), quer dizer que estou devendo pro banco. Se eu emprestar 10 R$ do banco, e depois depositar 5 R$, quer dizer que paguei só 5, ainda fico devendo os outros 5 R$ e aparece no extrato ( -5 R$).
-10 - 5 = -15
Explicação: Já estou zerado no Banco, empresto 10 reais, e em seguida empresto mais 5. Fico devendo 15 R$. (aparece -15).
Então, vamos treinar:
- 6 + 3 = -3
-7 - 10 = -17
- 5 + 5 = 0
-8 + 20 = +12
-4 + 3 = -1
-50+49 = -1
RESUMINDO A REGRA PARA SOMA E SUBTRAÇÃO:
SINAIS IGUAIS = Faz uma SOMA e mantêm o sinal.
SINAIS DIFERENTES = veja qual é o maior número, subtraia um do outro normalmente, e mantenha o sinal do maior
-10 + 3 => quem é maior ? (10) Subtração (10-3 = 7) , mantenho o sinal do maior: -7 que é a resposta.
-20 + 30 =>quem é maior? (30) Subtração ( 20 - 30 = 10), mantenho sinal do maior: + 10.
-10 - 50 => sinais iguais. ( Somo 10 + 50 = 60) , matenho o sinal , então a resposta é - 60.
10 + 1 => sinais iguais. ( Somo 10 + 1 = 11)., mantenho o sinal, então a resposta é +11.
PRODUTO E DIVISÃO:
Segue a regra :
SINAIS IGUAIS sempre fornecem uma resposta positiva, e SINAIS CONTRÁRIOS sempre uma resposta negativa.
Um jeito fácil de guardar. Quando Duas pessoas PENSAM iguais, isso é bom, então é ponto "positivo". Quando duas pessoas pensam muito diferentes, não dá muito certo, é ponto " negativo".
Outra forma é o diagrama que alguns gostam de memorizar:
(-) (-) = (+)
(+)(+) = (+)
(-)(+) = (-)
(+)(-) = (-)
Exemplos:
Divisão:
4 : 2 = 2 ( os 2 positivos resposta + )
- 20 : 5 = -4 (um é negativo o outro positivo, então a resposta é - ).
20 : -10 = -2 ( idem ao caso anterior)
(-7) : (-7) = + 1 ( os dois com mesmo sinal é positivo + a resposta final ).
Multiplicação:
(-4) x (-3) = + 12 ( mesmo sinal fornece +)
(-3) x ( 2) = - 6 ( sinais contrários fornece -)
(7) x (-7) = - 49 (idem anterior)
(3) x ( 5) = 15 ou +15 (mesmo sinal dá +)
Aqui tanto faz se o primeiro ou segundo número tem sinal trocado, a ordem dos fatores não altera o produto.
Ou "A ordem dos tratores não altera o viaduto"!!! ( Rs).
E quando temos:
(-4) x (-2) x (2 ) = faz a regra de sinal primeiro: (-) com (-) é (+). Então (+) com o (+) do terceiro número positivo nos fornece +.
Resposta: + 16.
Simplismente faça o sinal do primeiro produto que é (+8) x (+2) = +16.
CONFUSÃO? NÃOOOOOOOOOOOOO!!!!
Então, treinem pra não confundir as regras! As vezes pego alguns alunos que começam a misturar as regras fazendo coisas do tipo:
-5 + 10 = - 5 ( pois + com menos dá - ) , mas aqui lembrem-se que é uma SOMA, então seguimos a primeira regra. Faz a subtração e mantem o sinal do maior. +5 que é a resposta certa.
Bons Estudos!!!
BLOG DO PROFESSOR EDUARDO - Aulas particulares em Curitiba. Matemática, Física e Química. Ensino individualizado e focado no objetivo do aluno.
quarta-feira, 28 de março de 2012
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